Ecologia


Ficheiro:Vegetation-no-legend.PNG   A Ecologia é a ciência que estuda os ecossistemas, ou seja, é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição. As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente. A palavra Ecologia tem origem no grego "oikos", que significa casa, e "logos", estudo. Logo, por extensão seria o estudo da casa, ou, de forma mais genérica, do lugar onde se vive.
    O cientista alemão Ernst Haeckel usou pela primeira vez este termo em 1869 para designar o estudo das relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem.
    O homem tem-se interessado pela Ecologia, de forma prática, desde os primeiros tempos da sua história. Na sociedade primitiva cada indivíduo, para sobreviver, precisava ter um conhecimento concreto do seu ambiente, isto é, das forças da natureza, das plantas e dos animais que o redeavam. A civilização começou, de fato, quando o homem aprendeu a servir-se do fogo e de outros instrumentos para modificar o seu ambiente. Para a humanidade no seu conjunto é mesmo mais necessário do que nunca possuir um conhecimento inteligente do ambiente em que vive, condições de sobrevivência da nossa complexa civilização, uma vez que as “leis da natureza” fundamentais não foram revogadas; apenas a sua natureza aparente e as relações quantitativas se foram alterando à medida que a população humana foi aumentando e se expandiu o poder do homem para alterar o ambiente em que vive.
   Tal como todos os aspectos do conhecimento, a ciência da ecologia teve, ao longo da história, um desenvolvimento gradual, embora espasmódico. As obras de Hipócrates, Aristóteles e outros filósofos da cultura grega contêm material de natureza claramente ecológica. Sem embargo, os gregos não tiveram uma palavra própria para designar. A palavra “ecologia” é de aquisição recente e foi proposta pela primeira vez pelo biólogo alemão Ernest Haeckel, em 1869. Antes disso, muitos dos grandes homens do renascimento biológico dos séculos dezoito e dezenove tinham contribuído para o tema, embora a designação de “ecologia” não fosse ainda utilizada. Por exemplo, Anton van Leeuwenhoek, mais conhecido como um pioneiro da microscopia dos princípios dos anos setecentos, foi também pioneiro do estudo das “cadeias alimentares” e da “regulação das populações”, duas áreas importantes da ecologia moderna. Como um domínio específico, aceite da biologia, a ciência da ecologia surge por volta de 1900, passando a fazer parte do vocabulário geral apenas no decênio passado. Hoje, tada a gente esta perfeitamente ciente que as ciências do ambiente constitui um instrumento indispensável para criar e manter a qualidade da civilização humana.

     Em conseqüência, a ecologia está rapidamente se tornando como o ramo da ciência mais importante para a vida cotidiana de todo o homem, mulher e criança, além de ser fundamental para o entendimento das diversas relações existentes nos diferentes meios, seja conservacionista ou de produção.
     A Ecologia pode ser dividida em Autoecologia, Demoecologia e Sinecologia. Entretanto, diversos ramos tem surgido utilizando diversas áreas do conhecimento: Biologia da Conservação, Ecologia da Restauração, Ecologia Numérica, Ecologia Quantitativa, Ecologia Teórica, Macroecologia, EcofisiologiaAgroecologia, Ecologia da Paisagem. Ainda pode-se dividir a Ecologia em Ecologia Vegetal e Animal e ainda em Ecologia Terrestre e Aquática.
     O meio ambiente afeta os seres vivos não só pelo espaço necessário à sua sobrevivência e reprodução, mas também às suas funções vitais, incluindo o seu comportamento, através do metabolismo. Por essa razão, o meio ambiente e a sua qualidade determinam o número de indivíduos e de espécies que podem viver no mesmo habitat. Por outro lado, os seres vivos também alteram permanentemente o meio ambiente em que vivem. O exemplo mais dramático de alteração do meio ambiente por organismos é a construção dos recifes de coral por minúsculos invertebrados, os pólipos coralinos.
   As relações entre os diversos seres vivos existentes num ecossistema também influencia na distribuição e abundância deles próprios. Como exemplo, incluem-se a competição pelo espaço, pelo alimento ou por parceiros para a reprodução, apredação de organismos por outros, a simbiose entre diferentes espécies que cooperam para a sua mútua sobrevivência, ocomensalismo, o parasitismo e outras.
   A maior compreensão dos conceitos ecológicos e da verificação das alterações de vários ecossistemas pelo homem levou ao conceito da Ecologia Humana que estuda as relações entre o homem e a biosfera, principalmente do ponto de vista da manutenção da sua saúde, não só física, mas também social. Com o passar do tempo surgiram também os conceitos deconservação que se impuseram na atuação dos governos, quer através das ações de regulamentação do uso do ambiente natural e das suas espécies, quer através de várias organizações ambientalistas que promovem a disseminação do conhecimento sobre estas interações entre o homem e a biosfera.
     Há muitas aplicações práticas da ecologia, como a biologia da conservação, gestão de zonas úmidas, gestão de recursos naturais (agricultura, silvicultura e pesca), planejamento da cidade e aplicações na economia.

Fonte: Wikipédia; Fundamentos de Ecologia. Odum, E. P. 6° Ed.


Em construção!!!

Leia também:

2leep.com