3° Congresso Brasileiro Florestal




Data: 16 e  17 de agosto de 2017
Local: Centro de Culturas e Eventos UFG, Goiania/GO

Desde seu estágio primitivo, o Homem vive em contato íntimo com as florestas. Delas vêm obtendo muitos recursos essenciais para seu sustento, seja modificando, transformando, adequando ou, simplesmente, apropriando-se de sua diversidade de forma extrativista. Além de alimento, as florestas também fornecem ao Homem abrigo, refúgio e bem-estar, de forma direta. Indiretamente, pode-se dizer que as recursos florestais nos provê em todas nossas necessidades, condicionando a continuação da vida.

Devido ao grande benefício dos recursos florestais, o Homem acabou degradando a maior parte de suas áreas florestadas, sendo que muitas acabaram sendo completamente dizimadas. Apesar do Brasil ainda possuir uma
vasta área de florestas naturais, é importante reconhecer que há uma pressão muito grande para conservação desses recursos. Essa pressão aumenta ainda mais, principalmente no âmbito internacional, com o contexto de mudanças climáticas e com o reconhecimento da necessidade de práticas sustentáveis. Além disso, o desenvolvimento econômico atrelado à expansão da agricultura e dos centros urbanos vem causando forte pressão nos ecossistemas brasileiros.


Assim, as florestas plantadas têm recebido papel de destaque principalmente para suprir, de maneira racional e sustentável, o constante aumento da demanda por produtos madeireiros. O Brasil está na vanguarda em termos de avanços tecnológicos na produção de florestas plantadas, contrapondo com a prática do desmatamento irracional de seus ecossistemas naturais, particularmente o Cerrado.

O bioma Cerrado, em especial o seu solo, tem sido o suporte para a produção de grãos, fibras e derivados animais. Apesar do desenvolvimento econômico gerado, a expansão das fronteiras agrícolas para a região do Cerrado vem causando danos a esse bioma tão importante pela sua riqueza de espécies, muitas endêmicas dessa savana.

O cultivo de florestas comerciais e de recomposição da natureza em áreas do bioma Cerrado é inadiável e deve ser considerada uma ação ostensiva e decisiva, na tentativa de reverter os passivos ambientais e para fornecer produtos florestais madeireiros e não madeireiros de forma sustentável. O fornecimento de matéria-prima sustentável, a partir de florestas plantadas, é fundamental para evitar que a demanda por esses produtos sejam supridos a partir do extrativismo e exploração da vegetação nativa.

O CONGRESSO BRASILEIRO FLORESTAL NO CERRADO surgiu a partir do Simpósio de Eucaliptocultura em Goiás. Já em sua primeira edição, no ano de 2013, o CFC foi um sucesso. Com palestrantes de renome no cenário técnico-científico florestal, bem como autoridades importantes no cenário das políticas florestais do país, o I CFC atraiu um público de mais de 600 pessoas de todo o Brasil.

Com esse sucesso, o Congresso Brasileiro Florestal no Cerrado consolidou a sua pretensão de ser o grande marco para o desenvolvimento florestal nesta região do País. A programação da terceira edição do evento estará enriquecida com a presença de respeitados e importantes profissionais do setor florestal brasileiro que participarão de palestras específicas, mesas redondas e discussões em grupos com a participação de um seleto público interessado nas questões florestais. Dessa maneira o evento pretende catalisar o desenvolvimento da região de Cerrado a partir da integração e compartilhamento de idéias, experiências e vivências resultantes da prática de produtores rurais, empresários e demais profissionais que atuam nos diferentes segmentos do agronegócio florestal, com o conhecimento técnico científico de professores, pesquisadores, engenheiros florestais, agrônomos, biólogos e acadêmicos dessas áreas do conhecimento. A divulgação de trabalhos técnico científicos também será feita na forma de pôsters.

O evento será realizado no período de 16 a 17 de agosto de 2017, na cidade de Goiânia, a bela e promissora jovem Capital do Estado de Goiás. A cidade é detentora de um dos melhores índices de qualidade de vida do Brasil e oferece inúmeras oportunidades profissionais, culturais e de lazer.

Esta será uma mais uma grande oportunidade para o Setor Florestal na região do Cerrado, e a Comissão Organizadora se sentirá honrada, pois sua presença e participação serão o grande e desejado diferencial para o êxito do III CONGRESSO BRASILEIRO FLORESTAL NO CERRADO.

Goiânia, 22 de março de 2017.
                                              
Comissão Organizadora.

Leia também:

2leep.com