Cooperação Portugal-Brasil para o estudo de doenças florestais

Na sequência da aprovação da candidatura efectuada à CAPES/ Brasil – Programa Visitante do Exterior, Categoria “Professor Catedrático Visitante”, o Professor Manuel Mota, investigador do ICAAM, irá visitar a Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF), em Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil, entre julho e setembro do corrente ano.
O trabalho a realizar integrará uma componente letiva (ensino pós-graduado de Fitonematologia) e uma componente de investigação que será o arranque de uma colaboração luso-brasileira entre o Laboratório de Nematologia do ICAAM e o Grupo de Pesquisa em Nematologia da UENF.

O projeto de investigação a desenvolver irá estudar dois nemátodes que constituem graves doenças florestais a nível mundial: Bursaphelenchus cocophilus, responsável pela doença “Anel Vermelho do Coqueiro”, e B. xylophilus, causador da “Murcha do Pinheiro”.
Enquanto que a doença “Anel Vermelho do Coqueiro” tem grande incidência em coqueiros, dendê e outras palmeiras na América Central e do Sul, a doença “Murcha do Pinheiro” tem causado graves devastações em áreas florestais de pinheiros, no Extremo Oriente e mais recentemente na Europa, em Portugal e Espanha. Embora a “Murcha do Pinheiro” não tenha sido ainda detectada no Brasil,o risco da sua introdução é elevado devido à grande movimentação de mercadorias e madeiras.Devido à semelhança existente entre os agentes causadores destas duas doenças, os investigadores responsáveis por este projeto acreditam que o seu estudo comparativo, aproveitando o elevado grau de conhecimento já existente relativamente ao parasita que provoca a “Murcha do Pinheiro” poderá conduzir a rápidos avanços no conhecimento do B. cocophilus e da doença do “Anel Vermelho do Coqueiro”. Estes estudos poderão trazer pistas importantes sobre os genes envolvidos no processo da doença do “Anel Vermelho”, permitindo delinear métodos de controle mais eficazes.

PROGRAMA PROFESSOR VISITANTE DO EXTERIOR
O Programa Professor Visitante do Exterior – PVE, tem como objetivo “incentivar a realização de visitas de curta, média e longa duração a Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos brasileiros, de professores e pesquisadores atuantes no exterior, cuja formação e experiência profissional representem uma contribuição inovadora para cursos de doutorado brasileiros”.
As candidaturas encontram-se abertas até 28 de dezembro de 2012 (para mais informações consulte o EDITAL PVE 2012).

FICHA DO PROJETO:
Título: Bursaphelenchus xylophilus e B.cocophilus: oportunidades e perspectivas no estudo de dois nematoides causadores de duas graves doenças, a “MURCHA DO PINHEIRO” e o “ANEL VERMELHO DO COQUEIRO”.
Autores: 
Manuel Mota, Margarida Espada, Cláudia Vicente e Paulo Vieira
NemaLab-ICAAM, Universidade de Évora, Portugal
Ricardo Souza
Grupo de Pesquisa em Nematologia, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Brasil

Resumo:
Os nematoides xilófagos Bursaphelenchus cocophilus B. xylophilus (Nematoda: Parasitaphelenchidae), são causadores de duas gravíssimas doenças, no primeiro caso, a doença “anel vermelho do coqueiro” (AVC) que tem grande incidência em coqueiros, dendê e outras palmeiras na América Central e Sul, incluindo as regiões Sudeste, Nordeste e Norte do Brasil, e no segundo caso, a doença “murchado pinheiro” (MP) que tem causado graves devastações em áreas florestais de pinheiros, nativas e cultivadas, no Extremo Oriente e agora recentemente na Europa, em Portugal e Espanha. Esta doença não foi ainda detectada no Brasil,mas há grande risco de sua introdução devido à grande movimentação de mercadorias e madeiras através dos portos brasileiros, tendo inclusive havido deteção de madeira de pinho, na China, oriunda do Brasil, infestada com B. xylophilus. Devido à proximidade taxonômica entre os agentes causais destas doenças (os únicos nematoides fitopatogênicos dentre cerca de 100 espécies do gênero Bursaphelenchus), a semelhança de ciclos biológicos (com insetos vetores, respectivamente Rhynchophorus palmarum para B. cocophilus e Monochamus spp. para B. xylophilus) e a provável similaridadegenômica e proteômica (a julgar pelas similaridades nos ciclos de vida e patogenicidade em seus hospedeiros), formulou-se a hipótese que um estudo comparativo entre B. xylophilus e B. cocophilus poderia fornecer informaçõesimportantes sobre o AVC permitindo rápidos avanços no conhecimento desta doença, das relações entre o nematoide e seu vetor e da patogenicidade às palmeiras, dentre outros aspectos. Em particular, a possibilidade de, em tempo razoável, se conseguir efetuar o sequenciamento genômico de B. cocophilus, por comparação e proximidade com o genoma de B. xylophilus (recentemente sequenciado) poderá trazer pistas importantes sobre os genes de patogenicidade envolvidos no processo da doença do “anel vermelho”, permitindo igualmente delinear métodos de controle mais eficazes.

Material de apoio sobre Bursaphelenchus  xylophilus.
Material de apoio sobre Bursaphelenchus cocophilus.

Fonte: ICAAM - Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas - Universidade de Évora Portugal.


Leia também:

2leep.com