PERCEVEJO BRONZEADO


Thaumastocoris peregrinus (Carpintero & Dellapé, 2006)
(Hemiptera: Thaumastocoriedae)

O percevejo bronzeado tem origem Australiana, foi recentemente descrita para América do Sul, na Argentina, em 2005, onde foi encontrada ao norte de Buenos Aires, sendo o primeiro registro de espécies pertencentes à subfamília Thaumastocorinae na América do Sul. Recentemente foi detectada sua presença no Uruguai (Botto 2008), que pela proximidade com o estado do Rio Grande do Sul, pode ter sido a provável porta de entrada desta praga exótica no Brasil. 
T. peregrinus é um percevejo de corpo achatado, gregário, fitófago, medindo aproximadamente 3 mm de comprimento total, de coloração marron clara e posturas de coloração preta. Na Argentina foi registrado atacando três espécies de eucalipto, Eucaliptus viminalis Labill, E. tereticornis Smith e E. camadulensis Dehnh (Carpintero & Dellapé 2006).

Em setembro de 2008 no Estado do Rio Grande do Sul, avaliações e observações preliminares foram feitas sobre as infestações e danos. Os insetos foram detectados em árvores isoladas e identificados pelo dano característico que estava distribuído em folhas por toda árvore. O ataque de adultos e ninfas de T. peregrinus ocorreu em plantas de mais de dois anos de idade onde se constatou que ao sugarem a seiva das folhas, estas gradativamente sofrem alteração na coloração e posteriormente secam e podendo caíirem. Tal aspecto facilitou a detecção a campo, pois as árvores ficam com aspecto ressecado. Conforme Hill & Schaefer (2000) em grandes infestações, pode ocorrer a queda das folhas atacadas, pela redução da taxa fotossintética, o que acabará interferindo no desenvolvimento da planta, podendo levá-las à morte. Os danos provocados nas folhas podem ser observados nas figuras abaixo.

Perda de coloração em folhas de Eucalyptus spp. em
plantios com 5 anos de idade.


Suas ocorrências atualmente estão disseminados pelo Brasil, em diversas regiões.
Distribuição Geográfica de T. peregrinus no Brasil em Set/2009
Fonte: IPEF/Embrapa Florestas e Meio Ambiente/ESALQ (AQUI)

Bibliografia consultada:
Botto, E. 2008. Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária. Boletím MIP. Disponível em: <http://www. inta.gov.ar/imyza/info/bol/mip/08/bol10/mip10.htm#1j. Acesso 24 Set. 2008.

Wilcken, C. F. & Et all. 2009. Percevejo Branzeado do Eucalipto no Brasil. 
Carpintero D.L. & P.M. Dellapé. 2006. A new species of Thaumastocoris Kirkaldy from Argentina (Heteroptera: Thaumastocoridae: Thaumastocorinae). Zootaxa 1228: 61-68.
Hill, L. & C.W. Schaefer. 2000. Palm bugs (Thaumastocoridae), p. 139–142 In C.W. Schaefer
& A.R. Panizzi, (eds). Heteroptera of economic importance, Florida, CRC Press, 828p


Leia também:

2leep.com