Brasil de Bombachas


A primeira edição da série Brasil de Bombachas, em 1995 publicada pela equipe ZH, retratou a história e a rotina dos agricultores que deixaram o Rio Grande do Sul para ganhar a vida em outras regiões do país. Foram entrevistadas 200 pessoas, em uma viagem de 60 dias, que incluiu passagens pelo Uruguai, Argentina e Paraguai.


A série foi uma das recordistas de prêmios na trajetória de Wagner, 60 anos e um dos mais experientes repórteres brasileiros em atividade. Ele e o fotógrafo que o acompanhou na época, Ronaldo Bernardi, produziram perfis dos pioneiros na migração brasileira para o interior basicamente, gaúchos ou filhos de gaúchos.

Agora será refeito a mesma trajetória de 1995, rebatizada com o nome Expedição Brasil de Bombachas. A ideia é verificar, mais de 15 anos depois, como se consolidou essa nação desbravada por gaúchos e como pequenos povoados fundados em meados do século XX viraram prósperas cidades. 


A equipe da ZH pretende viajar pelo menos 30 dias, passando por regiões colonizadas por riograndenses. A viagem começa pelo Uruguai, avança pela Argentina, Paraguai, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, sempre pela fronteira, e dá uma guinada para a direita, mergulhando no interior do país. Percorre Goiás, Tocantins, Bahia, Piauí, Maranhão, para depois retornar ao oeste, via Rondônia e Amazonas, onde a jornada termina.

A viagem poderá ser acompanhada na internet pelos internautas que acessarem o site zerohora.com e também por uma página no Facebook ou pelo Twitter. Serão postadas fotos, numa espécie de diário de viagem. 


Para isso, os repórteres levam computadores, máquinas digitais e filmadoras, um material bem mais sofisticado que o da primeira edição do Brasil de Bombachas.

Na volta, Wagner e Mauro vão produzir um material especial, mais extenso, para o jornal impresso.


Serão desenvolvidos também produtos para o Canal Rural (televisão) e para a Rádio Rural. Tudo deve dar origem, também, a exposições fotográficas e um livro. A viagem foi concretizada por meio de uma parceria com a empresa de implementos agrícolas New Holland, da mesma forma que em 1995.


Wagner, Mauro e Everton viajam nesta segunda-feira direto a Melo, no Uruguai, onde plantadores de arroz brasileiros são responsáveis por um dos maiores Produtos Internos Brutos do vizinho país.
Conheça aqui mais detalhes: 
Fonte: Adaptado de Zero Hora





Leia também:

2leep.com